O PROJETO

ÁGUAS DO FUTURO

CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTOS DE ÁGUAS PLUVIAIS é uma empresa brasileira constituída por um corpo de engenheiros de larga experiência em projetos e execução de obras de infra-estrutura, saneamento, urbanismo e meio ambiente.

O Brasil consome anualmente cerca de

56 bilhões de  de água, dos quais 13 bilhões pelas indústrias e residências. Praticamente todo esse volume é extraído de rios e poços subterrâneos. 

Apesar de impressionante, essa quantidade representa apenas 0,11% da precipitação anual no país, estimada em 13 trilhões de m³!

A captação de chuvas para uso industrial e residencial representa modestíssimos 0,00015% desse total, ou seja, quase nada.

Se esse quadro sugere que o nosso consumo de água é tão pouco em relação ao que é oferecido pela natureza, por que estamos à volta com uma crise de abastecimento hídrico tão profunda?

Podemos apontar pelo menos as seguintes razões:

 

Imprevisibilidade: apesar das estações chuvosas serem muito bem definidas conforme as regiões, nunca se sabe exatamente quando, quanto e nem onde as chuvas ocorrerão.

Desequilíbrio: enquanto determinadas regiões têm índices pluviométricos muito altos, como a região amazônica, o nordeste se ressente de secas históricas. Até mesmo mais localizadamente verificam-se esses desequilíbrios: enquanto a precipitação média na cidade do Rio de Janeiro é da ordem de 1.530 mm/ano, no Alto da Boa Vista essa média ultrapassa 3.000 mm anuais.

Aliados, esses dois fatores têm contribuído para inviabilizar economicamente as tentativas de aproveitamento desse recurso natural, apesar de sua abundância.

A solução desenvolvida pela ÁGUAS DO FUTURO veio de encontro a essa realidade e tornou possível a captação, o armazenamento e utilização das águas pluviais de forma econômica e sem agressões ao meio ambiente.

Contato:  31 99850 8618  

Avenida Brasil, 248, Sala 508, Santa Efigênia |  Belo Horizonte - Minas Gerais